Cuidados ao oferecer serviço de estacionamento

O serviço de estacionamento deixou de ser uma mera cortesia e é considerado por muitas lojas e clientes um diferencial que pode significar mais frequentadores. Mas para não virar uma dor de cabeça para ninguém, é preciso que ele tenha uma boa estrutura: várias vagas, espaçamento adequado para disposição confortável dos veículos e um bom sistema de segurança para esclarecer eventuais incidentes. Este último item é fundamental para que o dono do local e o cliente dele não tenham prejuízo.

Do ponto de vista legal, especialistas afirmam que aquela tradicional placa com os dizeres “Não nos responsabilizamos por danos ou furtos nos veículos” é questionável. O Código Civil já preconiza que em casos em que problemas surjam, independentemente de o serviço prestado ser gratuito ou pago, o local que abriga o veículo é considerado solidário e precisa sim indenizar a vítima. Esse entendimento se baseia na interpretação de que quando alguém disponibiliza o benefício do estacionamento, atrai para si a responsabilidade de oferecê-lo da melhor forma, com segurança, eficiência e qualidade.

Como a responsabilidade é inerente à atividade e cessá-la pode não ser uma opção, a saída para evitar dores de cabeça e indenizações é a prevenção. O dono do local (ou explorador da área como concessionário) deve se cercar de recursos e evidências que permitam esclarecer se algo realmente aconteceu dentro do seu empreendimento. Felizmente já há tecnologia suficiente para minimizar as desavenças e tornar os espaços mais seguros e confortáveis.

Serviço de estacionamento requer monitoramento
A maioria dos incidentes registrados dentro de estacionamentos são facilmente percebidos se alguém estiver observando os carros que estão parados no local. Eles podem ser desde pequenos danos estéticos aos veículos — que podem ser causados por outros motoristas ou por itens do próprio estabelecimento — até furtos de pertences ou do próprio carro. É o clássico efeito de, ao saber que está sendo observado, o malfeitor fica inibido e não age.

Órgãos de defesa do consumidor orientam que caso algo de anormal seja percebido no veículo o consumidor procure imediatamente o responsável pelo estacionamento. Uma outra opção é registrar um boletim de ocorrência para documentar o dano e buscar ressarcimento.

Mas essas duas ações precisarão, em algum momento, ser comprovadas. A mais eficiente é a visual, formada por imagens de um sistema de monitoramento de vídeo instalado no estacionamento. Câmeras estrategicamente posicionadas nas áreas de circulação e armazenamento dos carros, entradas, saídas e partes administrativas serão de grande valia para tirar dúvidas e comprovar se algo aconteceu ou não dentro dos domínios da área avaliada.

Para garantir a eficiência da investigação e garantir a reparação justa dos danos, é fundamental que as câmeras ofereçam:

excelente qualidade de imagem durante o dia (com bastante luz) e à noite (sem iluminação);
capacidade de compartilhamento das imagens pela internet ou para um dispositivo gravador de vídeo (DVR ou NVR);
ângulo de visão amplo;
capacidade de zoom ótico e digital, para a identificação de detalhes;
resistência física para aplicação em diversos tipos de ambiente.
Recuperação das imagens
Depois de captadas, as imagens precisam estar à disposição do responsável pelo estabelecimento para encaminhá-las às autoridades públicas (no caso de crimes dentro do ambiente do estacionamento) e para a própria proteção, caso seja necessário.

Além de captá-las, é preciso armazenar as imagens em um sistema robusto que garanta a segurança delas e seja fácil de operar. Por isso as câmeras devem funcionar em conjunto com um gravador de vídeo digital (DVR ou NVR) caso não ofereçam a possibilidade de exportação das imagens na nuvem.

Por meio do gravador digital o usuário pode operar e configurar todo o sistema de câmeras, voltar a um momento anterior, monitorar as imagens em tempo real a partir de celulares e tablets e reforçar a sensação de segurança no seu estabelecimento.

Com a visualização e o armazenamento dos dados, ficará muito mais fácil verificar se houve algum tipo de colisão dentro do espaço monitorado, se alguém praticou algum crime no estacionamento e até evitar ações perigosas, agindo preventivamente.

Análise inteligente
Além de captar com qualidade e armazenar as imagens, a tecnologia evoluiu de modo a permitir que sejam extraídas delas informações completas e úteis em qualquer processo de investigação. Além disso, também é possível automatizar algumas ações, como a limitação de acesso de suspeitos, por exemplo.

Uma das formas mais eficientes de fazer isso é por meio do recurso de leitura de placas disponível em câmeras de vídeo desenvolvidas especialmente para estacionamentos. A imagem captada é de alta resolução, o que dá um ganho significativo na hora de identificar corretamente um veículo. Graças à essa funcionalidade, é possível ainda configurar a captura desta informação de modo que um carro suspeito seja abordado pela equipe de segurança a tempo ou até mesmo tenha o seu acesso ao estabelecimento negado.

Caso a sua preocupação seja com os ocupantes dos carros, também há solução para isso. Um tipo especial de câmera já disponível no mercado é capaz de reconhecer a face das pessoas e municiar os responsáveis pela segurança do estacionamento com informações úteis para evitar eventuais situações de risco. O sensor e a inteligência embutidos nesta câmera permitem fazer uma leitura precisa com base em traços como o gênero, a idade, a presença ou não de elementos faciais como barba e óculos e ainda identificar padrões a fim de alertar sobre a presença de elementos indesejados dentro da sua propriedade.

Ao aplicar essas soluções você minimiza significativamente a chance de ser surpreendido e dá mais segurança ao seu patrimônio e aos seus clientes. Um importante diferencial para se destacar num mercado cada vez mais concorrido e no qual esse tipo de benefício pode ser importante para fazer suas vendas aumentarem.

 

Fonte: Intelbras